Festa Circo – 5 passos para não fazer feio.

A tradicional festa Circo vem se atualizando ao longo dos anos mas não deixa de estar entre os temas clássicos das festinhas infantis.

Colorido, ganha novos ares a cada comemoração, geralmente tem “estreia” no primeiro aninho da criança, independente se a festa é para menino ou menina é uma alegria contagiante para toda família.

Nossa tarefa é mostrar para você mamãe como é possível criar uma mesa no tema Circo para uma comemoração bastante intima, dedicada somente à família e amigos próximos; afinal o principal é mostrar toda alegria e afeto pelo seu filho (a) através deste evento.

Lembrando que a maior parte dos produtos usados na produção desta mesa você encontra na PAPER KIDS.

5 Passos principais para fazer uma festa no tema Circo:

1- Definição da paleta de cores

Não se prenda ao vermelho e amarelo, você pode optar até mesmo por tons pastel, leia nosso artigo sobre definição de paleta de cores aqui.

2- Escolha dos personagens

personagens-festa-circo

A decoração não precisa ser carregada de personagens gigantes para não ficar desproporcional com o tamanho do espaço, mesmo que a casa seja grande, não terá a altura de um salão de festas. Pense com carinho nos pequenos detalhes.

Muitas pessoas tem aversão a palhaços, nem por isso você deve desistir do tema, nesta produção criamos uma mesa que remete ao tema através das cores, animais e usamos gravatinhas na toalha de mesa e no suporte do pirulito psicodélico, fazendo alusão aos palhaços.

Veja uma ideia simples para decorar a mesa utilizando pequenos brinquedos e canudo de papel, aprenda a fazer aqui.

diy-festa-circo-animais

Tags e forminhas para cupcakes da marca inglesa Meri Meri e vela no formato de pirulito:tag-cupcake-animais-circo

 

 3- Escolha das peças decorativas

pratos-descartaveis-de-papel-biodegradaveis

Os próprios descartáveis podem definir o tema da festa e também acrescentam cor. Aposte nos descartáveis de papel biodegradável, o planeta agradece 🙂

saquinhos-de-papel-festa-circo

copos-e-canudos-de-papel

 

decoracao-festa-circo

Onde encontrar:

  1. Velas diferentes
  2. Prato de cerâmica
  3. Suporte para pipoca ou doces
  4. Baldinho
  5. Colher de madeira
  6. Toalha de mesa
  7. Embalagem de papel
  8. Pratos descartáveis
  9. Boleira de plástico desmontável

Antes de comprar ou alugar qualquer peça, pense nos tipos de doces que serão servidos, assim você escolhe os suportes de acordo com sua necessidade, por exemplo: se você prefere cake pop suspenso no canudinho, você precisa de um cachepot onde possa espetá-los, mas se fizer cookies decorados poderá usar um prato baixo ou suporte com pé para ganhar altura, deixando o doce exposto na base da peça.

 

4- Backdrop ou Fundo de Mesa

backdrop_fundo-mesa-circo

O tema Circo mais que qualquer outro tema pede um fundo colorido e festivo, pode ser ao estilo “faça você mesma” como fizemos nesta produção, o importante é ter um fundo, além de valorizar a mesa, suas fotos ficarão muito mais atraentes.

Para o fundo desta mesa recortamos bolinhas de papel amarelo e colamos de maneira aleatória. Pequenos detalhes como uma bandeirola de tecido e lanternas coloridas de papel preenchem muito bem o espaço.

5- Montagem


A disposição das peças na mesa é uma questão muito particular, gostamos de fazer diferente em cada tema/ocasião porém seguimos alguns conceitos de design:

  • Proximidade: Não é novidade que uma mesa personalizada para festa infantil tenha diferentes objetos, doces, enfeites e detalhes que quando reunidos formam a identidade visual do evento, um dos conceitos de design que traz maior organização à mesa é a proximidade.

Agrupe os objetos que estiverem relacionados entre si e deixe maior espaço vago em seu entorno na mesa.Exemplo: Caixinhas para lembrança terão um espaçamento menor entre si e um espaçamento maior em suas laterais externas formando um “quadro”da mesma “família”.

  • Alinhamento: Nada deve ser colocado arbitrariamente na mesa, cada elemento deve ter uma ligação visual com o outro, criando desta forma amarras visuais.

Para que a mesa fique unificada, alinhe cada objeto com a parte lateral ou central de outro. Se os alinhamentos forem “fortes” (bem delimitados), você pode quebrá-los ocasionalmente e esta modificação não parecerá um erro.

  • Repetição: A repetição é a forma mais marcante de criar consistência na mesa. O elemento repetitivo pode ser uma fonte, uma cor, algum elemento gráfico ou objeto que se reconheça visualmente.Cuidado apenas para não exagerar e deixar a mesa monótona ou poluída…
  • Contraste: Podemos definir como a maneira utilizada para criar interesse visual. O objetivo do contraste é evitar elementos meramente similares.

O contraste deve ser óbvio, não deixe que as pessoas acreditem que a diferença seja um erro.

Um bom uso do contraste é através do uso das cores, sabendo que as cores quentes dominam nossa atenção, crie contraste entre cores quentes e frias, grandes áreas de cores mais suaves são ótimas na decoração, na verdade elas são necessárias para criarmos um contraste eficaz.

  • Altura: Sabe quando você olha uma mesa e se apaixona instantaneamente pela decoração? Observe que terá ao menos três dos conceitos citados acima e com certeza diferentes alturas de objetos.

mesa-final-festa-circo

Partindo destes conceitos você pode brincar com a altura das peças e também com a disposição na mesa, tenha sempre em mente que as peças mais altas deverão ser colocadas atrás das peças menores.

Comece a dispor as peças de forma decrescente de tamanho e formato, seja partindo do centro e do fundo da mesa para a frente ou das laterais e do fundo da mesa para o centro na frente ou ainda na diagonal da mesa, como fizemos nesta produção, começando com as peças mais altas e maiores do fundo da direita para esquerda.

Começar com as maiores peças também ajuda a determinar os espaços disponíveis para as peças menores.

Antes da montagem você pode até fazer um sketch com a disposição das peças, porém quando colocar os objetos na mesa você poderá fazer modificações, tem pessoas que preferem a mesa totalmente simétrica, outras gostam de quebrar a simetria e trazer mais movimento à mesa, isso depende do seu estilo.

Não existe certo ou errado. Curta este momento e divirta-se com as crianças, este é o objetivo, lembra?

 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.