Etiqueta em festa infantil

Etiqueta de festa infantil – Você sabe como agir?

Etiqueta de festa infantil – Você sabe como agir?

Uma vez que seus filhos crescem o suficiente para conviver com outras crianças – em aulas, creche ou escola – você pode esperar aparecer uma coisa pontualmente como um relógio… Estamos falando de convites de aniversário para festa infantil… e eles continuam chegando e vindo e vindo.

No início você pode até pensar que são coisas simples. Balões, bolo, presentes e pronto. Porém, há uma infinidade de “probleminhas” que surgem quando você está fazendo a festa do seu filho e também quando ele é convidado para a festa de um amiguinho.

Qual a maneira mais discreta de lembrar os convidados do RSVP?
O que você deve fazer se alguém der ao seu filho um presente inapropriadamente caro?
Devo abrir os presentes na festa?

Estas são questões complicadas, decidimos ir direto a fonte. Lizzie Post, bisneta de Emily Post e co-autora de “The 18th Edition of Emily Post’s Etiquette”, responde às suas perguntas mais pertinentes sobre a etiqueta de festa de aniversário infantil.

Etiqueta de festa

Se você for a anfitriã da festa

Você deve convidar toda a turma para a festa do seu filho?
Você não é obrigada a convidar toda a sala de aula se isso não funcionar para sua família. De acordo com Post, muitas famílias seguem a regra “idade mais uma”. Por exemplo, uma festa para um aniversário de 4 anos deve ter cinco participantes. Muitas escolas ainda estabeleceram políticas, como convidar metade da classe ou menos, ou todos de um só sexo. Se você não está convidando todos, vale a pena falar com seu filho sobre a discrição, diz Post, e lembrá-lo que ele deve manter a conversa sobre a festa para si mesmo. E, se você está planejando convidar quase toda a classe, então você deve convidar todos.

É apropriado enviar os convites via e-mail ou outra forma eletrônica?
Apesar de convites virtuais serem convenientes e amigo do orçamento, Post acredita que falta um grande benefício: Eles não permitem que seu filho faça parte do processo. Em vez disso opte por papel e você pode deixar seu filho ajudar a escolher e escrever (ou decorar, se ele é muito pequeno para escrever) os convites. Use o e-mail para enviar um lembrete da festa, um “save the date” no mínimo um mês antes de entregar os convites.

Qual é a maneira mais discreta para lembrar os convidados do RSVP?
Coloque uma data limite para receber as confirmações de presença e um método ou dois para os convidados responderem (um número de telefone é o melhor, diz Post). Então, uma semana antes da festa, ligue para qualquer família de quem você não tenha ouvido e diga: “Eu liguei para ver se (nome da criança) irá na festa. Informe a hora e a data novamente. Por favor, deixe-me saber – estou apenas tentando obter uma contagem mais precisa. ” Você não estará sendo agressiva, é um lembrete amigável.

Você deve abrir presentes na festa?
Há prós e contras. Os benefícios são que é bom ensinar o seu filho a receber e agradecer pelo presente pessoalmente. Além disso, é maravilhoso para o convidado ver a alegria e felicidade que seu presente trouxe e a certeza de saber que os anfitriões sabem exatamente quem deu determinado presente ao aniversariante. Mas os convidados pequenos podem começar a mexer nos presentes, e às vezes todos querem brincar com o brinquedo novo (que pode acabar quebrado ou perdido).

Se você decidir abrir os presentes enquanto os convidados ainda estão na festa, é importante criar ordem, diz Post. Peça a todos que se sentem e lembrem as crianças que estarão recebendo suas próprias lembranças da festa mais tarde. Uma vez que os presentes foram admirados, guarde-os afastado (em uma caixa por exemplo).
Nota: Mesmo se seu filho abrir os presentes na frente de seus amigos, você ainda deve enviar uma nota de agradecimento (cartão/ telefonema/ e-mail).

Se o seu filho recebe um presente excessivamente caro, como você deve responder?
Recebam presentes com o mesmo espírito de generosidade com que foram dados, diz Post. Seja grato, e não considere recusar o presente porque é “muito”. Em vez disso, explique a seu filho que ele recebeu um presente muito especial, e certifique-se de que ele pessoalmente agradeça o presenteador. Quando chegar a hora do aniversário da criança, não sinta que tem que retribuir e estourar o seu orçamento em presentes, cada um oferece o que pode.

As “lembrancinhas de festa”são uma obrigação?
“A lembrança sempre fazia parte das festas da minha infância”, disse Post. Mesmo assim, ela diz, que elas não são necessárias, dar ou não, depende do seu estilo de festa. Às vezes a lembrança mais significativa é aquela que você fez, como enviar os convidados para casa com muffins caseiros, ou cupcakes cheios de doces ou balões.

♥ Dicas extras que te ajudarão no planejamento da festa:

» Diga aos convidados que a festa tem hora para começar e terminar – use o convite
» Envie o convite com mínimo de 15 dias de antecedência da festa + RSVP (confirmação de presença)
» Save the date com mínimo de 1 mês de antecedência

Este artigo apareceu originalmente em LearnVest.com.