5 DICAS para fazer um Natal inesquecível para as Crianças (a 3º é fundamental)

O Natal é uma festa predominantemente familiar, pensamos em todos os detalhes… na decoração, no cardápio, nos presentes e na mesa gigante para a ceia, mas raramente pensamos em um espaço unicamente infantil, este ano pense na possibilidade de fazer uma mesa para os adultos e outra para as crianças.

Produzimos uma mesa de doces e uma mesa posta com muito carinho para você se inspirar.

5-dicas-para-natal-inesquecivel-para-crianc%cc%a7as

5 DICAS PARA FAZER UM NATAL INESQUECÍVEL PARA AS CRIANÇAS:

1. DECORE UMA MESA DE NATAL SOMENTE PARA OS PEQUENOS

Realmente eles são pequenos, mas vão se sentir grandes compartilhando uma ceia de Natal feita especialmente para eles.

mesa-de-natal-para-crianc%cc%a7as

  • Defina o nº de lugares deixando um espaço minimamente confortável entre cada prato.
  • Confirme em sua lista de convidados a quantidade e idade de cada criança, afinal nem todos primos e amigos tem a mesma faixa de idade.
  • Para decorar você pode colocar uma toalha de mesa, nós preferimos utilizar folhas de papel para scrapbook (30.5 x 30.5 cm) para substituir os jogos americanos.
  • Usamos uma paleta de cores em tons pastel rosa e verde (predominantemente rosa) não se preocupe se vai ter meninos à mesa, se você tem uma filha e deseja fugir do tradicional vermelho e verde, faça sem medo, afinal estamos no século XXI e todos sabem que cor não define opção sexual de ninguém. (pronto, falei!)
  • Se quiser dar um toque pessoal, marque os lugares de cada criança, seja pelo critério de afinidade ou por faixa de idade.
  • Você não precisa gastar muito para fazer uma mesa posta bonita, abuse dos descartáveis decorados, na PAPER KIDS tem ótimas opções de cores e estampas (linha premium), o bacana é a praticidade para retirar a mesa e o melhor: tudo biodegradável, não agride o meio ambiente, são lindos e sustentáveis.
  • Utilize pratos, copos, canudos de papel, talheres de madeira e deixe uma embalagem vazia para as crianças se servirem sozinhos de docinhos da mesa de doces de Natal (sugestões abaixo).
  • Coloque em um copinho de papel ou até em forminhas de cupcake alguns docinhos na mesa para decorar.
  • Se não quiser gastar com enfeites, bonequinhos de neve para decorar o prato, faça uma dobra diferente no guardanapo ou crie um centro de mesa com flores, pinhas ou bolinhas coloridas de Natal, (só não use velas para evitar acidentes) o importante é encantar as crianças.

mesa-posta-de-natal-infantilFizemos um DIY de uma árvore de Natal de guardanapo aqui. (link vídeo)

  1. FAÇA UMA LINDA MESA DE DOCES

mesa doces natal rosa

Não precisa ser uma mega mesa, pode ser um aparador, uma mesa de centro colocada em um local estratégico, o importante é ter cor e sabor!

doces-para-mesa-de-natal-crianc%cc%a7as

suporte-para-docesFaça você mesma biscoitos decorados ou cookies. Se você não é muito amiga da cozinha, bora lá no supermercado mesmo…

Pense primeiro no sabor, depois se encaixa na sua paleta de cores e também como será exposto este doce na mesa.

Nesta produção utilizamos balas, pirulitos psicodélicos, marshmallows de diferentes formatos (marca Fini) e suspiros de limão.

Você pode optar por doces decorados ou algum outro que seja tradição de família, vai ficar ainda mais especial.

 

  1. CONTE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS SOBRE O PAPAI NOEL

papai-noel-boleiraA ideia do Papai Noel está repleta de magia no imaginário infantil, por isso tudo é possível. As renas tanto podem estacionar no telhado para que o Papai Noel desça pela chaminé como podem estacionar na rua, subir um prédio usando o elevador e entrar pelo buraquinho da fechadura para colocar os presentes debaixo da árvore.

A história pode ser contada de mil maneiras e quanto mais pozinhos de perlimpimpim melhor!

 

  1. PREPARE BRINCADEIRAS DE NATAL PARA AS CRIANÇAS

natal rosa

“Viagem do Papai Noel”

Como jogar: Os jogadores se sentam em círculo.

Cada jogador pensa em objetos que o Noel levará em uma viagem. O primeiro jogador começa com um objeto que começa com a letra “A”, o segundo jogador repete o objeto e, em seguida, adiciona seu próprio início com a letra “B” e assim por diante (o alfabeto).

Você pode deixar mais desafiador para as crianças mais velhas, escolhendo uma sub-categoria, como coisas que você usa ou objetos que podem caber em um trenó.

“Corrida de neve”

Materiais necessários: Para este jogo você precisará de algumas bolas de isopor ou bolas de fios branco (ou improvise uma bola de papel amassada) e colheres.

Como jogar: Os jogadores se dividem em equipes. Cada jogador percorre em linha reta de uma extremidade à outra da sala com a colher e bola na boca. A equipe que terminar primeiro sem derrubar a bola da colher, ganha.

“Passe o presente”

Materiais necessários: presentes envolvidos em muitas camadas.

Para embrulhar você também pode usar jornais ou reutilizar papéis de presente..

Nota: Escolha itens pequenos ou brinquedos baratinhos, somente para diversão momentânea. Evite usar o papel de seda porque é muito frágil e dificulta para as crianças apenas uma camada.

Como jogar: Muito parecido com cadeiras musicais, este jogo usa a música para sinalizar quando os jogadores devem passar o pacote para o próximo jogador. A pessoa que está segurando o presente quando a música pára começa a tirar uma camada de embrulho do presente.

A pessoa que desenrola a última camada recebe o presente.

(Confira antes a quantidade de crianças que estarão presentes e certifique-se que cada criança participe para remover pelo menos uma camada do pacote).

Variações do jogo: Para as crianças mais jovens, que podem ser menos pacientes do que as crianças mais velhas, inclua pequenos presentes em cada camada de embrulho para que cada criança receba um presente e o jogo fique mais rápido.

 

  1. COMBINE A VISITA DO PAPAI NOEL COM OS FAMILIARES

rena-papai-noel-mesa

Se você tem o costume de entregar o presente dos filhos (as) na manhã de Natal, faça diferente este ano!

Depois do jantar peça a alguém que entretenha os pequenos. Leve-os com uma lanterna na rua para inspecionar o céu e ver se há algum rastro de trenó entre as estrelas… ou então reserve um brinquedo ou jogo novo para este dia e deixe que se distraiam enquanto você coloca o presente mais esperado debaixo da árvore.

Para deixar ainda mais emocionante, deixe caído próximo a árvore um gorro de Papai Noel ou outro acessório do bom velhinho e diga que talvez durante a noite ele volte para buscar, mas só quando estiverem todos dormindo!

CURIOSIDADE:

O costume de colocar presentes debaixo da árvore de Natal surgiu no século XVI, na Inglaterra, no reinado de Elizabeth I (filha de Henrique VIII).

Esta rainha organizava as festas natalícias e como recebia muitos presentes ficava impossível recebe-los pessoalmente… Assim, adotou-se o costume de deixarem os presentes debaixo da árvore de Natal no jardim do palácio.

copinhos-de-papel-biodegradaveis

Onde encontrar?

Veja os vídeos das duas mesas para um Natal kids:

Mesa de doces: