Como escolher a paleta de cores para uma festa infantil?

Afinal de contas, o que é paleta de cores? É um grupo de cores selecionadas para criar a Identidade Visual do evento.

Saiba que você não precisa ser formada em arquitetura, nem pós-graduada em design ou moda para fazer uma composição equilibrada de cores na mesa de aniversário dos filhos!

Você pode e deve ser a decoradora (ou no mínimo participar ativamente) da produção das festinhas dos pequenos, seja a festa em casa ou em outro espaço, assim você vai perceber o quão prazeroso é todo o processo criativo gerado antes e durante a organização/decoração da festa.

Vamos propor alguns conceitos para definição da paleta de cores – que utilizamos na PAPER KIDS – nada aqui é verdade absoluta, nem precisa ser seguido à risca o bom mesmo é subvertermos qualquer regra (seja na decoração ou na vida) que nos mantenha engessada para novas possibilidades, liberdade minha gente…

circulo-cores
Vamos lá:

Geralmente uma festa infantil tem um tema pré-definido, geralmente… se esse for o seu caso, procure dar um toque pessoal na decoração utilizando uma paleta de cores diferente da usual, em temas muito “comerciais” fica difícil fugir da paleta de cores, porém ainda assim você poderá trabalhar com tons mais escuros ou mais claros que o padrão. Agora se a sua festa não tiver um tema específico é ainda melhor, assim você fica livre para escolher uma paleta de cores… o que a princípio não parece ser fácil, mas é!

Respeito a opinião de quem tenta combinar tudo, tim tim por tim tim…, mas no quesito cores para uma festa infantil, as chances de você errar na combinação são mínimas, porque festa de criança é pura alegria, é muita cor e diversão, o que não significa que não vamos pensar nas composições, vamos sim…, mas será de maneira leve e descontraída.

Determinando um número limite de cores para o evento você poderá abusar no uso de objetos, diferentes texturas e tamanhos de mesa. Gosto de definir uma média de três cores principais, que serão “quebradas” em graus diferentes de importância e quantidade na composição da mesa. Não se apegue demais ao número ok? Lembra do equilíbrio, vai ter sim outras cores na mesa, mas estas três serão nossa principal referência.

Inspiração:

Para chegar nas cores de referência você precisará fazer algumas pesquisas (seja no Google ou pesquisando sobre o aniversariante), caso não saiba por onde começar na escolha da paleta de cores, ter diferentes (não muitas) inspirações é um bom ponto de partida.

Crie uma pasta para salvar as fotos que servirão de inspiração (não cópia) para sua festa ou crie um painel no Pinterest.

Faça uma pesquisa – de preferência com palavras em outra língua – no grande oráculo: Google Imagens! Você pode até pesquisar em lífesta-infantil-circo-paleta-de-coresngua portuguesa, mas o resultado final será “mais do mesmo”, faça diferente! Inspiração e novas ideias podem surgir de objetos, lugares, comidas, sensações e diversas coisas inusitadas, que não tenha relação nenhuma com festa infantil. Salve tudo que achar interessante, bonito.
Com esta pesquisa pronta, o objetivo é traduzir estas referências de maneira simples para a decoração da festa, seja utilizando peças decorativas que você já possui, mas que antes nunca pensou em utilizá-las juntas, seja alugando peças, solte a criatividade… uma boa maneira de também trazer cor à mesa é utilizando descartáveis coloridos, na PAPER KIDS temos diferentes temas e estampas.

 

COR DOMINANTE / COR SUBORDINADA / COR DE DESTAQUE

Chamamos de cor “dominante” a principal cor da mesa, utilizada para capturar a atenção do convidado no primeiro olhar e cor “subordinada” a cor visualmente mais fraca, que complementa ou contrasta com a cor dominante, temos também a cor de “destaque”, utilizada como um detalhe visual agradável.

Analise a foto da revista Home & Decor abaixo e tente encontrar as 3 principais cores da decoração (desconsidere as chamadas, observe somente a fotografia):

paleta-de-cores-para-festa-infantil

Fonte: http://soikig.info/Image/home-decor-magazines-home-decor-indonesia-magazine-december-2013-pdf-magazine/

Conseguiu?

A cor dominante é sem dúvida o verde, nosso olhar é fisgado pela poltrona instantaneamente.

A cor branca da mesinha e da parede são totalmente subordinadas.

A cor de destaque fica com os diferentes tons de marrons, desde o mais escuro da janela até os mais clarinhos das caixas e o relógio de parede. Observe que depois desta paleta vem cores pontuais como o preto e vermelho que foram usados de maneira que não interfere tanto na composição final.

Diferentes texturas e cores, todas “conversam” a mesma linguagem visual. Com o tempo e muita observação você vai treinar seu olhar, o que automaticamente vai refinar seu gosto e aumentar seu senso crítico, mas vá com calma, sem se prender a muitas regras, inclusive estas acima, este é um método para auxiliar, mostrar a direção…, mas quem vai trilhar o caminho é você!

Não esqueça de postar fotos das suas festas/produções e utilizar a hashtag: #paperkidsbr para sabermos que nosso conteúdo está te ajudando de alguma maneira. Essa é nossa maior motivação. Se preferir mande um e-mail, adoramos essa troca!